COMPLEXOS AGROINDUSTRIAIS I
Considere os itens abaixo sobre políticas agrícolas no Brasil, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:
(___) Atualmente, os estudos de Zoneamentos Agrícolas de Risco Climático já contemplam 40 culturas, sendo 15 de ciclo anual e 24 permanentes, além do zoneamento para o consórcio de milho com braquiária, alcançando 24 Unidades da Federação.
(___) Para fazer jus ao Proagro, ao Proagro Mais e à subvenção federal ao prêmio do seguro rural, o produtor deve observar as recomendações do Zoneamentos Agrícolas de Risco Climático. Além disso, alguns agentes financeiros já estão condicionando a concessão do crédito rural ao uso do zoneamento.
(___) A política agrícola brasileira envolve distintos ministérios, tais como: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, Ministério da Fazenda, Ministério do Planejamento e Ministério do Meio Ambiente.
(___) O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento é, entretanto, o mais importante Ministério na condução da política agrícola, pois é ele quem define os parâmetros a serem observados na implementação dos instrumentos da política agrícola, bem como é o próprio Ministério que operacionaliza, por meio de suas secretarias e órgãos, as diretrizes do Plano Agrícola e Pecuário.
(___) As questões agrárias e a política para a agricultura familiar estão ao amparo do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA. Enquanto que o Ministério da Fazenda administra os recursos orçamentários para a execução da política agrícola. Tem ganhado importância também o inter-relacionamento entre os Ministérios do Meio Ambiente – MMA e Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, tendo em vista que as propriedades rurais estão inseridas nos principais biomas brasileiros e a sustentabilidade ambiental é uma das principais preocupações da economia mundial e brasileira.
V, V, V, F, V.
V, F, V, V, V.
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, F.
V, V, V, V, V.
Considere os itens abaixo sobre comercialização de produtos agrícolas, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:
(___) A comercialização agrícola não consiste apenas na venda da produção em um determinado mercado. Ela é mais do que isto, sendo caracterizada como um processo contínuo e organizado de encaminhamento da produção agrícola ao longo de um canal ou sistema de comercialização, onde o produto sofre transformações, diferenciações e agregações de valor.
(___) As facilidades (utilidades) que os produtos agrícolas sofrem são de posse, forma, tempo e lugar, adequando-os, desta forma, ao gosto e preferência dos consumidores finais.
(___) Entre as várias situações que levam à geração e a implementação de um sistema de comercialização agrícola estão os desajustes entre o crescimento da demanda (consumo) e o da produção (oferta), bem como o desequilíbrio entre a produção para o mercado interno e o externo.
(___) O sistema de comercialização inclui desde a existência de uma rodovia ou ferrovia, ao estabelecimento e funcionamento de um poder comprador, ou a instalação de uma planta agroindustrial ou de um centro de armazenamento.
(___) No caso do Brasil, apesar de toda a importância e evolução do agronegócio (que cresce a taxas superiores à da expansão do PIB), observa-se ainda uma série de problemas (gargalos) que impedem o amplo crescimento do setor (Custo Brasil).
V, V, V, F, V.
V, V, F, F, V.
V, F, V, V, V.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, F.
Considere as afirmativas sobre análise multidimensional, julgue os itens em verdadeiros ou falsos e faça a escolha da alternativa correspondente.
(___) A análise multidimensional permite identificar quatro tipos básicos de unidade de produção: latifúndio; empresa agropecuária capitalista; empresa familiar e unidade de produção camponesa.
(___) Latifundio é uma unidade multimodular, com níveis de comercialização às vezes elevados, mas com baixo grau de capitalização - produção extensiva -, podendo-se encontrar neste tipo de UP o trabalho assalariado combinado ou não com diferentes formas de parceria.
(___) A empresa agropecuária capitalista possui alto grau de comercialização e capitalização - investimentos em benfeitorias, máquinas, equipamentos e insumos industrializados - e emprego de força trabalho predominantemente contratada.
(___) A empresa familiar é uma unidade de Produção (UP) com área modular em que predomina a força-de-trabalho da família e que apresenta níveis elevados de comercialização e capitalização.
(___) A unidade de produção camponesa, de modo geral possui área modular ou submodular, predominância do trabalho da família, baixo grau de comercialização e capitalização.
V, F, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, V, V, V, V.
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, V.
A política agrícola serve como um importante instrumento para induzir mudanças na agricultura e em outros setores da economia de um país. Apesar dos resultados não ficarem alheios à conjuntura do mercado nacional e internacional, as mudanças provocadas pelas políticas agrícolas contribuem diretamente para:
1. Aumentar as instabilidades provocadas pelo mercado e clima;
2. Favorecer o investimento nas atividades agrícolas;
3. Elevar a produção e a produtividade agrícola;
4. Aumentar os custos de produção por unidade de mercadoria produzida (kg ou saca), devido à redução no custo do crédito, da assistência técnica, tecnologias, uso de novas tecnologias de produção e máquinas que aumentam a produtividade do trabalho, etc;
5. Aumentar os custos dos alimentos ao consumidor final. Isso também pode acontecer com os demais produtos agrícolas e florestais: fibras, energia (álcool, biodiesel) e madeira;
6. Democratizar o acesso ao crédito e às tecnologias entre os que têm dificuldade de acesso através dos mecanismos normais, facilitando sua inserção ao mercado;
As afirmativas 4 e 5 estão corretas.
As afirmativas 1, 3 e 6 estão corretas.
As afirmativas1, 2, 3 e 6 estão corretas.
As afirmativas 2, 3 e 6 estão corretas.
As afirmativas 2 e 6 estão corretas.
Considere a Figura 1 abaixo e julgue os itens referentes a figura em verdadeiros ou falsos. Escolha a alternativa correspondente.
Figura 1. Caracterização do MATOPIBA.

Fonte: <http://zh.clicrbs.com.br/especiais-zh/zh-matopiba-tche/conheca.html>.
(___) Com 337 municípios distribuídos em 73 milhões de hectares, o Matopiba tem quase 6 milhões de brasileiros e 324 mil estabelecimentos agrícolas. A região se ressente, no entanto, da falta de uma malha rodoviária mais eficiente para o escoamento.
(___) O estado de Tocantins apresenta a maior área na composição do MATOPIBA.
(___) O estado de Tocantins apresenta a maior área na composição do MATOPIBA, porém o estado da Bahia apresenta a maior área plantada.
(___) O estado da Bahia tem a maior contribuição em milhões de toneladas de grãos e em segundo lugar o estado do Maranhão com 4,28 mi toneladas de grãos.
(___) O estado de Tocantins apresenta o maior número de municípios integrantes do MATOPIBA, porém a menor participação em hectares plantados.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, V.
V, F, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, V, F, F, V.
Considere as afirmações abaixo sobre as cadeias produtivas e sua estrutura de governança, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente.
(___) É de fundamental importância conhecer um referencial teórico sobre coordenação da cadeia produtiva com a finalidade de auxiliar a produção eficaz de bens manufaturados dentro dos conceitos de economia globalizada, principalmente nos dias atuais de alta competitividade, por meio da cooperação dos agentes da cadeia produtiva.
(___) A coordenação de uma cadeia produtiva, também denominada de estrutura de governança, refere-se à estrutura dominante dentro dessa cadeia, que orienta e interfere em todo o processo produtivo e comercial, de forma mais ou menos frágil ou, intensamente, determinando até o modo de produção e de comercialização dos produtos.
(___) As mudanças sociais, econômicas e de mercado das últimas décadas em nível mundial fizeram estabelecer o agronegócio globalizado.
(___) O agronegócio globalizado, cenário este, em que as relações com fornecedores e clientes estão fortemente pautadas em requerimentos de padrões de qualidade física, sanitária, nutricional de matérias primas agroalimentares e derivados.
(___) Empreendedores do agronegócio são obrigados ao contínuo aprimoramento de práticas que objetivam: analisar e otimizar os fluxos operacionais, eliminar as atividades que não agregam valor, reduzir custos, reduzir os prazos de entrega, melhorar o fluxo de informação entre os componentes da cadeia produtiva e ofertar produtos de qualidade.
V, F, V, V, V.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, V.
V, V, V, F, F.
V, V, F, F, V.
Sobre a CARACTERIZAÇÃO DO CAIs NO BRASIL é correto afirmar:
Os produtos da agropecuária passaram a ter uma demanda decrescente por parte dos demais setores da economia, principalmente da agroindústria, antes de atingir o consumidor final.
Excluídas algumas regiões ainda de extrema pobreza em que se pratica uma agricultura de subsistência, pois a agropecuária brasileira está hoje desarticulada com os demais setores da economia brasileira.
O chamado “setor de subsistência” ganhou muito em grandeza e significado; a agricultura de mercado se expandiu e integrou-se progressivamente com os demais setores da economia.
Os setores da agropecuária e da agroindústria no Brasil não são significativos na geração de emprego no país. O emprego do CAI está dividido nas atividades “antes da agricultura” (nas indústrias mecânicas, químicas, de transporte, etc.), no setor rural e nos setores de processamento e distribuição de produtos agropecuários e seus derivados.
É sabido que nas últimas décadas, houve profundas mudanças estruturais na agricultura brasileira. As mais significativas se operaram na produção.
Considere os itens abaixo sobre políticas agrícolas no Brasil, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:
(___) A política agrícola é um tipo de intervenção setorial que o Estado realiza na economia com a finalidade de criar incentivos para melhorar o funcionamento e impulsionar o desenvolvimento de setores importantes para a economia.
(___) As políticas agrícolas são realizadas baseadas em garantias de preços mínimos e acesso facilitado ao crédito. A primeira medida é justificada por meio do risco de acontecer um contexto de excesso de oferta e o preço dos produtos agrícolas diminuírem drasticamente.
(___) As políticas agrícolas podem ser classificadas em dois tipos: de curto e longo prazo. As intervenções de curto prazo têm como objetivo equilibrar as flutuações entre oferta, demanda e preço para que o equilíbrio seja atingido. As intervenções de longo prazo têm como objetivo realizar mudanças na estrutura produtiva para que estas sejam mais eficientes.
(___) Como toda política pública, as políticas agrícolas podem induzir mudanças desejadas pelos governos no setor, através do arranjo de instrumentos que estimulem a produção (preços, crédito, juros, seguro, formação de estoques, exportações, compras internas) e promovam a distribuição social da riqueza da agricultura.
(___) Sendo assim, a orientação dessas políticas é dada pelo papel que se espera que a agricultura cumpra em um dado momento histórico (liberar mão-de-obra, baratear o custo da cesta básica, promover as exportações de determinados produtos, garantir a segurança alimentar, fortalecer a agricultura familiar ou patronal, etc).
V, V, V, F, V.
V, V, F, F, V.
V, F, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, V, V, V, V.
Considere os itens abaixo sobre o dualismo tecnológico da comercialização e tipos de compradores e vendedores, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:
(___) Alguns produtos no Brasil apresentam uma acentuada diferenciação em termos tecnológicos, em nível de produção, quando comparados com o processo de outras culturas. (___) Esta diferenciação, na produção se segmenta no nível de comercialização. A soja e o feijão são bons exemplos. A soja, um produto mais voltado para o mercado externo, relativamente ao feijão.
(___) Tanto os compradores quanto os vendedores podem ser indivíduos e suas famílias, empresas e cooperativas agropecuárias e agroindustriais, empresas atacadistas e varejistas, empresas de outros setores da economia, prestadores de serviços e governos (municipal, estadual e federal).
(___) Do lado da oferta nos mercados agrícolas, destacam-se dois tipos de vendedores. Existe um grande contingente de famílias que vendem produtos da lavoura e da pecuária, assim como serviços. Esse grupo inclui não apenas os chamados agricultores familiares (que utilizam predominantemente sua própria mão de obra e a de sua família), mas também os chamados agricultores patronais (que predominantemente contratam mão de obra).
(___) As empresas e cooperativas agropecuárias e agroindustriais também vendem produtos da lavoura e da pecuária, assim como insumos de produção (adubos, sementes, defensivos, etc.) e serviços (assistência técnica, crédito, seguro, etc.).
V, V, V, F, V.
V, F, V, V, V.
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, F.
V, V, V, V, V.
Considere os itens abaixo sobre comercialização de produtos agrícolas, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:
(___) A comercialização agrícola não consiste apenas na venda da produção em um determinado mercado. Ela é mais do que isto, sendo caracterizada como um processo contínuo e organizado de encaminhamento da produção agrícola ao longo de um canal ou sistema de comercialização, onde o produto sofre transformações, diferenciações e agregações de valor.
(___) As facilidades (utilidades) que os produtos agrícolas sofrem são de posse, forma, tempo e lugar, adequando-os, desta forma, ao gosto e preferência dos consumidores finais.
(___) Entre as várias situações que levam à geração e a implementação de um sistema de comercialização agrícola estão os desajustes entre o crescimento da demanda (consumo) e o da produção (oferta), bem como o desequilíbrio entre a produção para o mercado interno e o externo.
(___) O sistema de comercialização inclui desde a existência de uma rodovia ou ferrovia, ao estabelecimento e funcionamento de um poder comprador, ou a instalação de uma planta agroindustrial ou de um centro de armazenamento.
(___) No caso do Brasil, apesar de toda a importância e evolução do agronegócio (que cresce a taxas superiores à da expansão do PIB), observa-se ainda uma série de problemas (gargalos) que impedem o amplo crescimento do setor (Custo Brasil).
V, V, V, F, V.
V, V, F, F, V.
V, F, V, V, V.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, F.
Considere as afirmativas sobre análise multidimensional, julgue os itens em verdadeiros ou falsos e faça a escolha da alternativa correspondente.
(___) A análise multidimensional permite identificar quatro tipos básicos de unidade de produção: latifúndio; empresa agropecuária capitalista; empresa familiar e unidade de produção camponesa.
(___) Latifundio é uma unidade multimodular, com níveis de comercialização às vezes elevados, mas com baixo grau de capitalização - produção extensiva -, podendo-se encontrar neste tipo de UP o trabalho assalariado combinado ou não com diferentes formas de parceria.
(___) A empresa agropecuária capitalista possui alto grau de comercialização e capitalização - investimentos em benfeitorias, máquinas, equipamentos e insumos industrializados - e emprego de força trabalho predominantemente contratada.
(___) A empresa familiar é uma unidade de Produção (UP) com área modular em que predomina a força-de-trabalho da família e que apresenta níveis elevados de comercialização e capitalização.
(___) A unidade de produção camponesa, de modo geral possui área modular ou submodular, predominância do trabalho da família, baixo grau de comercialização e capitalização.
V, F, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, V, V, V, V.
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, V.
A política agrícola serve como um importante instrumento para induzir mudanças na agricultura e em outros setores da economia de um país. Apesar dos resultados não ficarem alheios à conjuntura do mercado nacional e internacional, as mudanças provocadas pelas políticas agrícolas contribuem diretamente para:
1. Aumentar as instabilidades provocadas pelo mercado e clima;
2. Favorecer o investimento nas atividades agrícolas;
3. Elevar a produção e a produtividade agrícola;
4. Aumentar os custos de produção por unidade de mercadoria produzida (kg ou saca), devido à redução no custo do crédito, da assistência técnica, tecnologias, uso de novas tecnologias de produção e máquinas que aumentam a produtividade do trabalho, etc;
5. Aumentar os custos dos alimentos ao consumidor final. Isso também pode acontecer com os demais produtos agrícolas e florestais: fibras, energia (álcool, biodiesel) e madeira;
6. Democratizar o acesso ao crédito e às tecnologias entre os que têm dificuldade de acesso através dos mecanismos normais, facilitando sua inserção ao mercado;
As afirmativas 4 e 5 estão corretas.
As afirmativas 1, 3 e 6 estão corretas.
As afirmativas1, 2, 3 e 6 estão corretas.
As afirmativas 2, 3 e 6 estão corretas.
As afirmativas 2 e 6 estão corretas.
Considere a Figura 1 abaixo e julgue os itens referentes a figura em verdadeiros ou falsos. Escolha a alternativa correspondente.
Figura 1. Caracterização do MATOPIBA.

Fonte: <http://zh.clicrbs.com.br/especiais-zh/zh-matopiba-tche/conheca.html>.
(___) Com 337 municípios distribuídos em 73 milhões de hectares, o Matopiba tem quase 6 milhões de brasileiros e 324 mil estabelecimentos agrícolas. A região se ressente, no entanto, da falta de uma malha rodoviária mais eficiente para o escoamento.
(___) O estado de Tocantins apresenta a maior área na composição do MATOPIBA.
(___) O estado de Tocantins apresenta a maior área na composição do MATOPIBA, porém o estado da Bahia apresenta a maior área plantada.
(___) O estado da Bahia tem a maior contribuição em milhões de toneladas de grãos e em segundo lugar o estado do Maranhão com 4,28 mi toneladas de grãos.
(___) O estado de Tocantins apresenta o maior número de municípios integrantes do MATOPIBA, porém a menor participação em hectares plantados.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, V.
V, F, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, V, F, F, V.
Considere as afirmações abaixo sobre as cadeias produtivas e sua estrutura de governança, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente.
(___) É de fundamental importância conhecer um referencial teórico sobre coordenação da cadeia produtiva com a finalidade de auxiliar a produção eficaz de bens manufaturados dentro dos conceitos de economia globalizada, principalmente nos dias atuais de alta competitividade, por meio da cooperação dos agentes da cadeia produtiva.
(___) A coordenação de uma cadeia produtiva, também denominada de estrutura de governança, refere-se à estrutura dominante dentro dessa cadeia, que orienta e interfere em todo o processo produtivo e comercial, de forma mais ou menos frágil ou, intensamente, determinando até o modo de produção e de comercialização dos produtos.
(___) As mudanças sociais, econômicas e de mercado das últimas décadas em nível mundial fizeram estabelecer o agronegócio globalizado.
(___) O agronegócio globalizado, cenário este, em que as relações com fornecedores e clientes estão fortemente pautadas em requerimentos de padrões de qualidade física, sanitária, nutricional de matérias primas agroalimentares e derivados.
(___) Empreendedores do agronegócio são obrigados ao contínuo aprimoramento de práticas que objetivam: analisar e otimizar os fluxos operacionais, eliminar as atividades que não agregam valor, reduzir custos, reduzir os prazos de entrega, melhorar o fluxo de informação entre os componentes da cadeia produtiva e ofertar produtos de qualidade.
V, F, V, V, V.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, V.
V, V, V, F, F.
V, V, F, F, V.
Sobre a CARACTERIZAÇÃO DO CAIs NO BRASIL é correto afirmar:
Os produtos da agropecuária passaram a ter uma demanda decrescente por parte dos demais setores da economia, principalmente da agroindústria, antes de atingir o consumidor final.
Excluídas algumas regiões ainda de extrema pobreza em que se pratica uma agricultura de subsistência, pois a agropecuária brasileira está hoje desarticulada com os demais setores da economia brasileira.
O chamado “setor de subsistência” ganhou muito em grandeza e significado; a agricultura de mercado se expandiu e integrou-se progressivamente com os demais setores da economia.
Os setores da agropecuária e da agroindústria no Brasil não são significativos na geração de emprego no país. O emprego do CAI está dividido nas atividades “antes da agricultura” (nas indústrias mecânicas, químicas, de transporte, etc.), no setor rural e nos setores de processamento e distribuição de produtos agropecuários e seus derivados.
É sabido que nas últimas décadas, houve profundas mudanças estruturais na agricultura brasileira. As mais significativas se operaram na produção.
Considere os itens abaixo sobre políticas agrícolas no Brasil, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:
(___) A política agrícola é um tipo de intervenção setorial que o Estado realiza na economia com a finalidade de criar incentivos para melhorar o funcionamento e impulsionar o desenvolvimento de setores importantes para a economia.
(___) As políticas agrícolas são realizadas baseadas em garantias de preços mínimos e acesso facilitado ao crédito. A primeira medida é justificada por meio do risco de acontecer um contexto de excesso de oferta e o preço dos produtos agrícolas diminuírem drasticamente.
(___) As políticas agrícolas podem ser classificadas em dois tipos: de curto e longo prazo. As intervenções de curto prazo têm como objetivo equilibrar as flutuações entre oferta, demanda e preço para que o equilíbrio seja atingido. As intervenções de longo prazo têm como objetivo realizar mudanças na estrutura produtiva para que estas sejam mais eficientes.
(___) Como toda política pública, as políticas agrícolas podem induzir mudanças desejadas pelos governos no setor, através do arranjo de instrumentos que estimulem a produção (preços, crédito, juros, seguro, formação de estoques, exportações, compras internas) e promovam a distribuição social da riqueza da agricultura.
(___) Sendo assim, a orientação dessas políticas é dada pelo papel que se espera que a agricultura cumpra em um dado momento histórico (liberar mão-de-obra, baratear o custo da cesta básica, promover as exportações de determinados produtos, garantir a segurança alimentar, fortalecer a agricultura familiar ou patronal, etc).
V, V, V, F, V.
V, V, F, F, V.
V, F, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, V, V, V, V.
Considere os itens abaixo sobre o dualismo tecnológico da comercialização e tipos de compradores e vendedores, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:
(___) Alguns produtos no Brasil apresentam uma acentuada diferenciação em termos tecnológicos, em nível de produção, quando comparados com o processo de outras culturas. (___) Esta diferenciação, na produção se segmenta no nível de comercialização. A soja e o feijão são bons exemplos. A soja, um produto mais voltado para o mercado externo, relativamente ao feijão.
(___) Tanto os compradores quanto os vendedores podem ser indivíduos e suas famílias, empresas e cooperativas agropecuárias e agroindustriais, empresas atacadistas e varejistas, empresas de outros setores da economia, prestadores de serviços e governos (municipal, estadual e federal).
(___) Do lado da oferta nos mercados agrícolas, destacam-se dois tipos de vendedores. Existe um grande contingente de famílias que vendem produtos da lavoura e da pecuária, assim como serviços. Esse grupo inclui não apenas os chamados agricultores familiares (que utilizam predominantemente sua própria mão de obra e a de sua família), mas também os chamados agricultores patronais (que predominantemente contratam mão de obra).
(___) As empresas e cooperativas agropecuárias e agroindustriais também vendem produtos da lavoura e da pecuária, assim como insumos de produção (adubos, sementes, defensivos, etc.) e serviços (assistência técnica, crédito, seguro, etc.).
V, V, V, F, V.
V, V, F, F, V.
V, F, V, V, V.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, F.
Considere as afirmativas sobre análise multidimensional, julgue os itens em verdadeiros ou falsos e faça a escolha da alternativa correspondente.
(___) A análise multidimensional permite identificar quatro tipos básicos de unidade de produção: latifúndio; empresa agropecuária capitalista; empresa familiar e unidade de produção camponesa.
(___) Latifundio é uma unidade multimodular, com níveis de comercialização às vezes elevados, mas com baixo grau de capitalização - produção extensiva -, podendo-se encontrar neste tipo de UP o trabalho assalariado combinado ou não com diferentes formas de parceria.
(___) A empresa agropecuária capitalista possui alto grau de comercialização e capitalização - investimentos em benfeitorias, máquinas, equipamentos e insumos industrializados - e emprego de força trabalho predominantemente contratada.
(___) A empresa familiar é uma unidade de Produção (UP) com área modular em que predomina a força-de-trabalho da família e que apresenta níveis elevados de comercialização e capitalização.
(___) A unidade de produção camponesa, de modo geral possui área modular ou submodular, predominância do trabalho da família, baixo grau de comercialização e capitalização.
V, F, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, V, V, V, V.
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, V.
A política agrícola serve como um importante instrumento para induzir mudanças na agricultura e em outros setores da economia de um país. Apesar dos resultados não ficarem alheios à conjuntura do mercado nacional e internacional, as mudanças provocadas pelas políticas agrícolas contribuem diretamente para:
1. Aumentar as instabilidades provocadas pelo mercado e clima;
2. Favorecer o investimento nas atividades agrícolas;
3. Elevar a produção e a produtividade agrícola;
4. Aumentar os custos de produção por unidade de mercadoria produzida (kg ou saca), devido à redução no custo do crédito, da assistência técnica, tecnologias, uso de novas tecnologias de produção e máquinas que aumentam a produtividade do trabalho, etc;
5. Aumentar os custos dos alimentos ao consumidor final. Isso também pode acontecer com os demais produtos agrícolas e florestais: fibras, energia (álcool, biodiesel) e madeira;
6. Democratizar o acesso ao crédito e às tecnologias entre os que têm dificuldade de acesso através dos mecanismos normais, facilitando sua inserção ao mercado;
As afirmativas 4 e 5 estão corretas.
As afirmativas 1, 3 e 6 estão corretas.
As afirmativas1, 2, 3 e 6 estão corretas.
As afirmativas 2, 3 e 6 estão corretas.
As afirmativas 2 e 6 estão corretas.
Considere a Figura 1 abaixo e julgue os itens referentes a figura em verdadeiros ou falsos. Escolha a alternativa correspondente.
Figura 1. Caracterização do MATOPIBA.

Fonte: <http://zh.clicrbs.com.br/especiais-zh/zh-matopiba-tche/conheca.html>.
(___) Com 337 municípios distribuídos em 73 milhões de hectares, o Matopiba tem quase 6 milhões de brasileiros e 324 mil estabelecimentos agrícolas. A região se ressente, no entanto, da falta de uma malha rodoviária mais eficiente para o escoamento.
(___) O estado de Tocantins apresenta a maior área na composição do MATOPIBA.
(___) O estado de Tocantins apresenta a maior área na composição do MATOPIBA, porém o estado da Bahia apresenta a maior área plantada.
(___) O estado da Bahia tem a maior contribuição em milhões de toneladas de grãos e em segundo lugar o estado do Maranhão com 4,28 mi toneladas de grãos.
(___) O estado de Tocantins apresenta o maior número de municípios integrantes do MATOPIBA, porém a menor participação em hectares plantados.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, V.
V, F, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, V, F, F, V.
Considere as afirmações abaixo sobre as cadeias produtivas e sua estrutura de governança, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente.
(___) É de fundamental importância conhecer um referencial teórico sobre coordenação da cadeia produtiva com a finalidade de auxiliar a produção eficaz de bens manufaturados dentro dos conceitos de economia globalizada, principalmente nos dias atuais de alta competitividade, por meio da cooperação dos agentes da cadeia produtiva.
(___) A coordenação de uma cadeia produtiva, também denominada de estrutura de governança, refere-se à estrutura dominante dentro dessa cadeia, que orienta e interfere em todo o processo produtivo e comercial, de forma mais ou menos frágil ou, intensamente, determinando até o modo de produção e de comercialização dos produtos.
(___) As mudanças sociais, econômicas e de mercado das últimas décadas em nível mundial fizeram estabelecer o agronegócio globalizado.
(___) O agronegócio globalizado, cenário este, em que as relações com fornecedores e clientes estão fortemente pautadas em requerimentos de padrões de qualidade física, sanitária, nutricional de matérias primas agroalimentares e derivados.
(___) Empreendedores do agronegócio são obrigados ao contínuo aprimoramento de práticas que objetivam: analisar e otimizar os fluxos operacionais, eliminar as atividades que não agregam valor, reduzir custos, reduzir os prazos de entrega, melhorar o fluxo de informação entre os componentes da cadeia produtiva e ofertar produtos de qualidade.
V, F, V, V, V.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, V.
V, V, V, F, F.
V, V, F, F, V.
Sobre a CARACTERIZAÇÃO DO CAIs NO BRASIL é correto afirmar:
Os produtos da agropecuária passaram a ter uma demanda decrescente por parte dos demais setores da economia, principalmente da agroindústria, antes de atingir o consumidor final.
Excluídas algumas regiões ainda de extrema pobreza em que se pratica uma agricultura de subsistência, pois a agropecuária brasileira está hoje desarticulada com os demais setores da economia brasileira.
O chamado “setor de subsistência” ganhou muito em grandeza e significado; a agricultura de mercado se expandiu e integrou-se progressivamente com os demais setores da economia.
Os setores da agropecuária e da agroindústria no Brasil não são significativos na geração de emprego no país. O emprego do CAI está dividido nas atividades “antes da agricultura” (nas indústrias mecânicas, químicas, de transporte, etc.), no setor rural e nos setores de processamento e distribuição de produtos agropecuários e seus derivados.
É sabido que nas últimas décadas, houve profundas mudanças estruturais na agricultura brasileira. As mais significativas se operaram na produção.
Considere os itens abaixo sobre políticas agrícolas no Brasil, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:
(___) A política agrícola é um tipo de intervenção setorial que o Estado realiza na economia com a finalidade de criar incentivos para melhorar o funcionamento e impulsionar o desenvolvimento de setores importantes para a economia.
(___) As políticas agrícolas são realizadas baseadas em garantias de preços mínimos e acesso facilitado ao crédito. A primeira medida é justificada por meio do risco de acontecer um contexto de excesso de oferta e o preço dos produtos agrícolas diminuírem drasticamente.
(___) As políticas agrícolas podem ser classificadas em dois tipos: de curto e longo prazo. As intervenções de curto prazo têm como objetivo equilibrar as flutuações entre oferta, demanda e preço para que o equilíbrio seja atingido. As intervenções de longo prazo têm como objetivo realizar mudanças na estrutura produtiva para que estas sejam mais eficientes.
(___) Como toda política pública, as políticas agrícolas podem induzir mudanças desejadas pelos governos no setor, através do arranjo de instrumentos que estimulem a produção (preços, crédito, juros, seguro, formação de estoques, exportações, compras internas) e promovam a distribuição social da riqueza da agricultura.
(___) Sendo assim, a orientação dessas políticas é dada pelo papel que se espera que a agricultura cumpra em um dado momento histórico (liberar mão-de-obra, baratear o custo da cesta básica, promover as exportações de determinados produtos, garantir a segurança alimentar, fortalecer a agricultura familiar ou patronal, etc).
V, V, V, F, V.
V, V, F, F, V.
V, F, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, V, V, V, V.
Considere os itens abaixo sobre o dualismo tecnológico da comercialização e tipos de compradores e vendedores, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:
(___) Alguns produtos no Brasil apresentam uma acentuada diferenciação em termos tecnológicos, em nível de produção, quando comparados com o processo de outras culturas. (___) Esta diferenciação, na produção se segmenta no nível de comercialização. A soja e o feijão são bons exemplos. A soja, um produto mais voltado para o mercado externo, relativamente ao feijão.
(___) Tanto os compradores quanto os vendedores podem ser indivíduos e suas famílias, empresas e cooperativas agropecuárias e agroindustriais, empresas atacadistas e varejistas, empresas de outros setores da economia, prestadores de serviços e governos (municipal, estadual e federal).
(___) Do lado da oferta nos mercados agrícolas, destacam-se dois tipos de vendedores. Existe um grande contingente de famílias que vendem produtos da lavoura e da pecuária, assim como serviços. Esse grupo inclui não apenas os chamados agricultores familiares (que utilizam predominantemente sua própria mão de obra e a de sua família), mas também os chamados agricultores patronais (que predominantemente contratam mão de obra).
(___) As empresas e cooperativas agropecuárias e agroindustriais também vendem produtos da lavoura e da pecuária, assim como insumos de produção (adubos, sementes, defensivos, etc.) e serviços (assistência técnica, crédito, seguro, etc.).
V, F, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, V, V, V, V.
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, V.
A política agrícola serve como um importante instrumento para induzir mudanças na agricultura e em outros setores da economia de um país. Apesar dos resultados não ficarem alheios à conjuntura do mercado nacional e internacional, as mudanças provocadas pelas políticas agrícolas contribuem diretamente para:
1. Aumentar as instabilidades provocadas pelo mercado e clima;
2. Favorecer o investimento nas atividades agrícolas;
3. Elevar a produção e a produtividade agrícola;
4. Aumentar os custos de produção por unidade de mercadoria produzida (kg ou saca), devido à redução no custo do crédito, da assistência técnica, tecnologias, uso de novas tecnologias de produção e máquinas que aumentam a produtividade do trabalho, etc;
5. Aumentar os custos dos alimentos ao consumidor final. Isso também pode acontecer com os demais produtos agrícolas e florestais: fibras, energia (álcool, biodiesel) e madeira;
6. Democratizar o acesso ao crédito e às tecnologias entre os que têm dificuldade de acesso através dos mecanismos normais, facilitando sua inserção ao mercado;
As afirmativas 4 e 5 estão corretas.
As afirmativas 1, 3 e 6 estão corretas.
As afirmativas1, 2, 3 e 6 estão corretas.
As afirmativas 2, 3 e 6 estão corretas.
As afirmativas 2 e 6 estão corretas.
Considere a Figura 1 abaixo e julgue os itens referentes a figura em verdadeiros ou falsos. Escolha a alternativa correspondente.
Figura 1. Caracterização do MATOPIBA.

Fonte: <http://zh.clicrbs.com.br/especiais-zh/zh-matopiba-tche/conheca.html>.
(___) Com 337 municípios distribuídos em 73 milhões de hectares, o Matopiba tem quase 6 milhões de brasileiros e 324 mil estabelecimentos agrícolas. A região se ressente, no entanto, da falta de uma malha rodoviária mais eficiente para o escoamento.
(___) O estado de Tocantins apresenta a maior área na composição do MATOPIBA.
(___) O estado de Tocantins apresenta a maior área na composição do MATOPIBA, porém o estado da Bahia apresenta a maior área plantada.
(___) O estado da Bahia tem a maior contribuição em milhões de toneladas de grãos e em segundo lugar o estado do Maranhão com 4,28 mi toneladas de grãos.
(___) O estado de Tocantins apresenta o maior número de municípios integrantes do MATOPIBA, porém a menor participação em hectares plantados.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, V.
V, F, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, V, F, F, V.
Considere as afirmações abaixo sobre as cadeias produtivas e sua estrutura de governança, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente.
(___) É de fundamental importância conhecer um referencial teórico sobre coordenação da cadeia produtiva com a finalidade de auxiliar a produção eficaz de bens manufaturados dentro dos conceitos de economia globalizada, principalmente nos dias atuais de alta competitividade, por meio da cooperação dos agentes da cadeia produtiva.
(___) A coordenação de uma cadeia produtiva, também denominada de estrutura de governança, refere-se à estrutura dominante dentro dessa cadeia, que orienta e interfere em todo o processo produtivo e comercial, de forma mais ou menos frágil ou, intensamente, determinando até o modo de produção e de comercialização dos produtos.
(___) As mudanças sociais, econômicas e de mercado das últimas décadas em nível mundial fizeram estabelecer o agronegócio globalizado.
(___) O agronegócio globalizado, cenário este, em que as relações com fornecedores e clientes estão fortemente pautadas em requerimentos de padrões de qualidade física, sanitária, nutricional de matérias primas agroalimentares e derivados.
(___) Empreendedores do agronegócio são obrigados ao contínuo aprimoramento de práticas que objetivam: analisar e otimizar os fluxos operacionais, eliminar as atividades que não agregam valor, reduzir custos, reduzir os prazos de entrega, melhorar o fluxo de informação entre os componentes da cadeia produtiva e ofertar produtos de qualidade.
V, F, V, V, V.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, V.
V, V, V, F, F.
V, V, F, F, V.
Sobre a CARACTERIZAÇÃO DO CAIs NO BRASIL é correto afirmar:
Os produtos da agropecuária passaram a ter uma demanda decrescente por parte dos demais setores da economia, principalmente da agroindústria, antes de atingir o consumidor final.
Excluídas algumas regiões ainda de extrema pobreza em que se pratica uma agricultura de subsistência, pois a agropecuária brasileira está hoje desarticulada com os demais setores da economia brasileira.
O chamado “setor de subsistência” ganhou muito em grandeza e significado; a agricultura de mercado se expandiu e integrou-se progressivamente com os demais setores da economia.
Os setores da agropecuária e da agroindústria no Brasil não são significativos na geração de emprego no país. O emprego do CAI está dividido nas atividades “antes da agricultura” (nas indústrias mecânicas, químicas, de transporte, etc.), no setor rural e nos setores de processamento e distribuição de produtos agropecuários e seus derivados.
É sabido que nas últimas décadas, houve profundas mudanças estruturais na agricultura brasileira. As mais significativas se operaram na produção.
Considere os itens abaixo sobre políticas agrícolas no Brasil, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:
(___) A política agrícola é um tipo de intervenção setorial que o Estado realiza na economia com a finalidade de criar incentivos para melhorar o funcionamento e impulsionar o desenvolvimento de setores importantes para a economia.
(___) As políticas agrícolas são realizadas baseadas em garantias de preços mínimos e acesso facilitado ao crédito. A primeira medida é justificada por meio do risco de acontecer um contexto de excesso de oferta e o preço dos produtos agrícolas diminuírem drasticamente.
(___) As políticas agrícolas podem ser classificadas em dois tipos: de curto e longo prazo. As intervenções de curto prazo têm como objetivo equilibrar as flutuações entre oferta, demanda e preço para que o equilíbrio seja atingido. As intervenções de longo prazo têm como objetivo realizar mudanças na estrutura produtiva para que estas sejam mais eficientes.
(___) Como toda política pública, as políticas agrícolas podem induzir mudanças desejadas pelos governos no setor, através do arranjo de instrumentos que estimulem a produção (preços, crédito, juros, seguro, formação de estoques, exportações, compras internas) e promovam a distribuição social da riqueza da agricultura.
(___) Sendo assim, a orientação dessas políticas é dada pelo papel que se espera que a agricultura cumpra em um dado momento histórico (liberar mão-de-obra, baratear o custo da cesta básica, promover as exportações de determinados produtos, garantir a segurança alimentar, fortalecer a agricultura familiar ou patronal, etc).
V, V, V, F, V.
V, V, F, F, V.
V, F, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, V, V, V, V.
Considere os itens abaixo sobre o dualismo tecnológico da comercialização e tipos de compradores e vendedores, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:
(___) Alguns produtos no Brasil apresentam uma acentuada diferenciação em termos tecnológicos, em nível de produção, quando comparados com o processo de outras culturas. (___) Esta diferenciação, na produção se segmenta no nível de comercialização. A soja e o feijão são bons exemplos. A soja, um produto mais voltado para o mercado externo, relativamente ao feijão.
(___) Tanto os compradores quanto os vendedores podem ser indivíduos e suas famílias, empresas e cooperativas agropecuárias e agroindustriais, empresas atacadistas e varejistas, empresas de outros setores da economia, prestadores de serviços e governos (municipal, estadual e federal).
(___) Do lado da oferta nos mercados agrícolas, destacam-se dois tipos de vendedores. Existe um grande contingente de famílias que vendem produtos da lavoura e da pecuária, assim como serviços. Esse grupo inclui não apenas os chamados agricultores familiares (que utilizam predominantemente sua própria mão de obra e a de sua família), mas também os chamados agricultores patronais (que predominantemente contratam mão de obra).
(___) As empresas e cooperativas agropecuárias e agroindustriais também vendem produtos da lavoura e da pecuária, assim como insumos de produção (adubos, sementes, defensivos, etc.) e serviços (assistência técnica, crédito, seguro, etc.).
As afirmativas 4 e 5 estão corretas.
As afirmativas 1, 3 e 6 estão corretas.
As afirmativas1, 2, 3 e 6 estão corretas.
As afirmativas 2, 3 e 6 estão corretas.
As afirmativas 2 e 6 estão corretas.
Considere a Figura 1 abaixo e julgue os itens referentes a figura em verdadeiros ou falsos. Escolha a alternativa correspondente.
Figura 1. Caracterização do MATOPIBA.

Fonte: <http://zh.clicrbs.com.br/especiais-zh/zh-matopiba-tche/conheca.html>.
(___) Com 337 municípios distribuídos em 73 milhões de hectares, o Matopiba tem quase 6 milhões de brasileiros e 324 mil estabelecimentos agrícolas. A região se ressente, no entanto, da falta de uma malha rodoviária mais eficiente para o escoamento.
(___) O estado de Tocantins apresenta a maior área na composição do MATOPIBA.
(___) O estado de Tocantins apresenta a maior área na composição do MATOPIBA, porém o estado da Bahia apresenta a maior área plantada.
(___) O estado da Bahia tem a maior contribuição em milhões de toneladas de grãos e em segundo lugar o estado do Maranhão com 4,28 mi toneladas de grãos.
(___) O estado de Tocantins apresenta o maior número de municípios integrantes do MATOPIBA, porém a menor participação em hectares plantados.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, V.
V, F, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, V, F, F, V.
Considere as afirmações abaixo sobre as cadeias produtivas e sua estrutura de governança, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente.
(___) É de fundamental importância conhecer um referencial teórico sobre coordenação da cadeia produtiva com a finalidade de auxiliar a produção eficaz de bens manufaturados dentro dos conceitos de economia globalizada, principalmente nos dias atuais de alta competitividade, por meio da cooperação dos agentes da cadeia produtiva.
(___) A coordenação de uma cadeia produtiva, também denominada de estrutura de governança, refere-se à estrutura dominante dentro dessa cadeia, que orienta e interfere em todo o processo produtivo e comercial, de forma mais ou menos frágil ou, intensamente, determinando até o modo de produção e de comercialização dos produtos.
(___) As mudanças sociais, econômicas e de mercado das últimas décadas em nível mundial fizeram estabelecer o agronegócio globalizado.
(___) O agronegócio globalizado, cenário este, em que as relações com fornecedores e clientes estão fortemente pautadas em requerimentos de padrões de qualidade física, sanitária, nutricional de matérias primas agroalimentares e derivados.
(___) Empreendedores do agronegócio são obrigados ao contínuo aprimoramento de práticas que objetivam: analisar e otimizar os fluxos operacionais, eliminar as atividades que não agregam valor, reduzir custos, reduzir os prazos de entrega, melhorar o fluxo de informação entre os componentes da cadeia produtiva e ofertar produtos de qualidade.
V, F, V, V, V.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, V.
V, V, V, F, F.
V, V, F, F, V.
Sobre a CARACTERIZAÇÃO DO CAIs NO BRASIL é correto afirmar:
Os produtos da agropecuária passaram a ter uma demanda decrescente por parte dos demais setores da economia, principalmente da agroindústria, antes de atingir o consumidor final.
Excluídas algumas regiões ainda de extrema pobreza em que se pratica uma agricultura de subsistência, pois a agropecuária brasileira está hoje desarticulada com os demais setores da economia brasileira.
O chamado “setor de subsistência” ganhou muito em grandeza e significado; a agricultura de mercado se expandiu e integrou-se progressivamente com os demais setores da economia.
Os setores da agropecuária e da agroindústria no Brasil não são significativos na geração de emprego no país. O emprego do CAI está dividido nas atividades “antes da agricultura” (nas indústrias mecânicas, químicas, de transporte, etc.), no setor rural e nos setores de processamento e distribuição de produtos agropecuários e seus derivados.
É sabido que nas últimas décadas, houve profundas mudanças estruturais na agricultura brasileira. As mais significativas se operaram na produção.
Considere os itens abaixo sobre políticas agrícolas no Brasil, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:
(___) A política agrícola é um tipo de intervenção setorial que o Estado realiza na economia com a finalidade de criar incentivos para melhorar o funcionamento e impulsionar o desenvolvimento de setores importantes para a economia.
(___) As políticas agrícolas são realizadas baseadas em garantias de preços mínimos e acesso facilitado ao crédito. A primeira medida é justificada por meio do risco de acontecer um contexto de excesso de oferta e o preço dos produtos agrícolas diminuírem drasticamente.
(___) As políticas agrícolas podem ser classificadas em dois tipos: de curto e longo prazo. As intervenções de curto prazo têm como objetivo equilibrar as flutuações entre oferta, demanda e preço para que o equilíbrio seja atingido. As intervenções de longo prazo têm como objetivo realizar mudanças na estrutura produtiva para que estas sejam mais eficientes.
(___) Como toda política pública, as políticas agrícolas podem induzir mudanças desejadas pelos governos no setor, através do arranjo de instrumentos que estimulem a produção (preços, crédito, juros, seguro, formação de estoques, exportações, compras internas) e promovam a distribuição social da riqueza da agricultura.
(___) Sendo assim, a orientação dessas políticas é dada pelo papel que se espera que a agricultura cumpra em um dado momento histórico (liberar mão-de-obra, baratear o custo da cesta básica, promover as exportações de determinados produtos, garantir a segurança alimentar, fortalecer a agricultura familiar ou patronal, etc).
V, V, V, F, V.
V, V, F, F, V.
V, F, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, V, V, V, V.
Considere os itens abaixo sobre o dualismo tecnológico da comercialização e tipos de compradores e vendedores, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:
(___) Alguns produtos no Brasil apresentam uma acentuada diferenciação em termos tecnológicos, em nível de produção, quando comparados com o processo de outras culturas. (___) Esta diferenciação, na produção se segmenta no nível de comercialização. A soja e o feijão são bons exemplos. A soja, um produto mais voltado para o mercado externo, relativamente ao feijão.
(___) Tanto os compradores quanto os vendedores podem ser indivíduos e suas famílias, empresas e cooperativas agropecuárias e agroindustriais, empresas atacadistas e varejistas, empresas de outros setores da economia, prestadores de serviços e governos (municipal, estadual e federal).
(___) Do lado da oferta nos mercados agrícolas, destacam-se dois tipos de vendedores. Existe um grande contingente de famílias que vendem produtos da lavoura e da pecuária, assim como serviços. Esse grupo inclui não apenas os chamados agricultores familiares (que utilizam predominantemente sua própria mão de obra e a de sua família), mas também os chamados agricultores patronais (que predominantemente contratam mão de obra).
(___) As empresas e cooperativas agropecuárias e agroindustriais também vendem produtos da lavoura e da pecuária, assim como insumos de produção (adubos, sementes, defensivos, etc.) e serviços (assistência técnica, crédito, seguro, etc.).

V, V, V, V, V.
V, V, V, F, V.
V, F, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, V, F, F, V.
Considere as afirmações abaixo sobre as cadeias produtivas e sua estrutura de governança, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente.
(___) É de fundamental importância conhecer um referencial teórico sobre coordenação da cadeia produtiva com a finalidade de auxiliar a produção eficaz de bens manufaturados dentro dos conceitos de economia globalizada, principalmente nos dias atuais de alta competitividade, por meio da cooperação dos agentes da cadeia produtiva.
(___) A coordenação de uma cadeia produtiva, também denominada de estrutura de governança, refere-se à estrutura dominante dentro dessa cadeia, que orienta e interfere em todo o processo produtivo e comercial, de forma mais ou menos frágil ou, intensamente, determinando até o modo de produção e de comercialização dos produtos.
(___) As mudanças sociais, econômicas e de mercado das últimas décadas em nível mundial fizeram estabelecer o agronegócio globalizado.
(___) O agronegócio globalizado, cenário este, em que as relações com fornecedores e clientes estão fortemente pautadas em requerimentos de padrões de qualidade física, sanitária, nutricional de matérias primas agroalimentares e derivados.
(___) Empreendedores do agronegócio são obrigados ao contínuo aprimoramento de práticas que objetivam: analisar e otimizar os fluxos operacionais, eliminar as atividades que não agregam valor, reduzir custos, reduzir os prazos de entrega, melhorar o fluxo de informação entre os componentes da cadeia produtiva e ofertar produtos de qualidade.
V, F, V, V, V.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, V.
V, V, V, F, F.
V, V, F, F, V.
Sobre a CARACTERIZAÇÃO DO CAIs NO BRASIL é correto afirmar:
Os produtos da agropecuária passaram a ter uma demanda decrescente por parte dos demais setores da economia, principalmente da agroindústria, antes de atingir o consumidor final.
Excluídas algumas regiões ainda de extrema pobreza em que se pratica uma agricultura de subsistência, pois a agropecuária brasileira está hoje desarticulada com os demais setores da economia brasileira.
O chamado “setor de subsistência” ganhou muito em grandeza e significado; a agricultura de mercado se expandiu e integrou-se progressivamente com os demais setores da economia.
Os setores da agropecuária e da agroindústria no Brasil não são significativos na geração de emprego no país. O emprego do CAI está dividido nas atividades “antes da agricultura” (nas indústrias mecânicas, químicas, de transporte, etc.), no setor rural e nos setores de processamento e distribuição de produtos agropecuários e seus derivados.
É sabido que nas últimas décadas, houve profundas mudanças estruturais na agricultura brasileira. As mais significativas se operaram na produção.
Considere os itens abaixo sobre políticas agrícolas no Brasil, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:
(___) A política agrícola é um tipo de intervenção setorial que o Estado realiza na economia com a finalidade de criar incentivos para melhorar o funcionamento e impulsionar o desenvolvimento de setores importantes para a economia.
(___) As políticas agrícolas são realizadas baseadas em garantias de preços mínimos e acesso facilitado ao crédito. A primeira medida é justificada por meio do risco de acontecer um contexto de excesso de oferta e o preço dos produtos agrícolas diminuírem drasticamente.
(___) As políticas agrícolas podem ser classificadas em dois tipos: de curto e longo prazo. As intervenções de curto prazo têm como objetivo equilibrar as flutuações entre oferta, demanda e preço para que o equilíbrio seja atingido. As intervenções de longo prazo têm como objetivo realizar mudanças na estrutura produtiva para que estas sejam mais eficientes.
(___) Como toda política pública, as políticas agrícolas podem induzir mudanças desejadas pelos governos no setor, através do arranjo de instrumentos que estimulem a produção (preços, crédito, juros, seguro, formação de estoques, exportações, compras internas) e promovam a distribuição social da riqueza da agricultura.
(___) Sendo assim, a orientação dessas políticas é dada pelo papel que se espera que a agricultura cumpra em um dado momento histórico (liberar mão-de-obra, baratear o custo da cesta básica, promover as exportações de determinados produtos, garantir a segurança alimentar, fortalecer a agricultura familiar ou patronal, etc).
V, V, V, F, V.
V, V, F, F, V.
V, F, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, V, V, V, V.
Considere os itens abaixo sobre o dualismo tecnológico da comercialização e tipos de compradores e vendedores, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:
(___) Alguns produtos no Brasil apresentam uma acentuada diferenciação em termos tecnológicos, em nível de produção, quando comparados com o processo de outras culturas. (___) Esta diferenciação, na produção se segmenta no nível de comercialização. A soja e o feijão são bons exemplos. A soja, um produto mais voltado para o mercado externo, relativamente ao feijão.
(___) Tanto os compradores quanto os vendedores podem ser indivíduos e suas famílias, empresas e cooperativas agropecuárias e agroindustriais, empresas atacadistas e varejistas, empresas de outros setores da economia, prestadores de serviços e governos (municipal, estadual e federal).
(___) Do lado da oferta nos mercados agrícolas, destacam-se dois tipos de vendedores. Existe um grande contingente de famílias que vendem produtos da lavoura e da pecuária, assim como serviços. Esse grupo inclui não apenas os chamados agricultores familiares (que utilizam predominantemente sua própria mão de obra e a de sua família), mas também os chamados agricultores patronais (que predominantemente contratam mão de obra).
(___) As empresas e cooperativas agropecuárias e agroindustriais também vendem produtos da lavoura e da pecuária, assim como insumos de produção (adubos, sementes, defensivos, etc.) e serviços (assistência técnica, crédito, seguro, etc.).
V, F, V, V, V.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, V.
V, V, V, F, F.
V, V, F, F, V.
Sobre a CARACTERIZAÇÃO DO CAIs NO BRASIL é correto afirmar:
Os produtos da agropecuária passaram a ter uma demanda decrescente por parte dos demais setores da economia, principalmente da agroindústria, antes de atingir o consumidor final.
Excluídas algumas regiões ainda de extrema pobreza em que se pratica uma agricultura de subsistência, pois a agropecuária brasileira está hoje desarticulada com os demais setores da economia brasileira.
O chamado “setor de subsistência” ganhou muito em grandeza e significado; a agricultura de mercado se expandiu e integrou-se progressivamente com os demais setores da economia.
Os setores da agropecuária e da agroindústria no Brasil não são significativos na geração de emprego no país. O emprego do CAI está dividido nas atividades “antes da agricultura” (nas indústrias mecânicas, químicas, de transporte, etc.), no setor rural e nos setores de processamento e distribuição de produtos agropecuários e seus derivados.
É sabido que nas últimas décadas, houve profundas mudanças estruturais na agricultura brasileira. As mais significativas se operaram na produção.
Considere os itens abaixo sobre políticas agrícolas no Brasil, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:
(___) A política agrícola é um tipo de intervenção setorial que o Estado realiza na economia com a finalidade de criar incentivos para melhorar o funcionamento e impulsionar o desenvolvimento de setores importantes para a economia.
(___) As políticas agrícolas são realizadas baseadas em garantias de preços mínimos e acesso facilitado ao crédito. A primeira medida é justificada por meio do risco de acontecer um contexto de excesso de oferta e o preço dos produtos agrícolas diminuírem drasticamente.
(___) As políticas agrícolas podem ser classificadas em dois tipos: de curto e longo prazo. As intervenções de curto prazo têm como objetivo equilibrar as flutuações entre oferta, demanda e preço para que o equilíbrio seja atingido. As intervenções de longo prazo têm como objetivo realizar mudanças na estrutura produtiva para que estas sejam mais eficientes.
(___) Como toda política pública, as políticas agrícolas podem induzir mudanças desejadas pelos governos no setor, através do arranjo de instrumentos que estimulem a produção (preços, crédito, juros, seguro, formação de estoques, exportações, compras internas) e promovam a distribuição social da riqueza da agricultura.
(___) Sendo assim, a orientação dessas políticas é dada pelo papel que se espera que a agricultura cumpra em um dado momento histórico (liberar mão-de-obra, baratear o custo da cesta básica, promover as exportações de determinados produtos, garantir a segurança alimentar, fortalecer a agricultura familiar ou patronal, etc).
V, V, V, F, V.
V, V, F, F, V.
V, F, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, V, V, V, V.
Considere os itens abaixo sobre o dualismo tecnológico da comercialização e tipos de compradores e vendedores, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:
(___) Alguns produtos no Brasil apresentam uma acentuada diferenciação em termos tecnológicos, em nível de produção, quando comparados com o processo de outras culturas. (___) Esta diferenciação, na produção se segmenta no nível de comercialização. A soja e o feijão são bons exemplos. A soja, um produto mais voltado para o mercado externo, relativamente ao feijão.
(___) Tanto os compradores quanto os vendedores podem ser indivíduos e suas famílias, empresas e cooperativas agropecuárias e agroindustriais, empresas atacadistas e varejistas, empresas de outros setores da economia, prestadores de serviços e governos (municipal, estadual e federal).
(___) Do lado da oferta nos mercados agrícolas, destacam-se dois tipos de vendedores. Existe um grande contingente de famílias que vendem produtos da lavoura e da pecuária, assim como serviços. Esse grupo inclui não apenas os chamados agricultores familiares (que utilizam predominantemente sua própria mão de obra e a de sua família), mas também os chamados agricultores patronais (que predominantemente contratam mão de obra).
(___) As empresas e cooperativas agropecuárias e agroindustriais também vendem produtos da lavoura e da pecuária, assim como insumos de produção (adubos, sementes, defensivos, etc.) e serviços (assistência técnica, crédito, seguro, etc.).
Os produtos da agropecuária passaram a ter uma demanda decrescente por parte dos demais setores da economia, principalmente da agroindústria, antes de atingir o consumidor final.
Excluídas algumas regiões ainda de extrema pobreza em que se pratica uma agricultura de subsistência, pois a agropecuária brasileira está hoje desarticulada com os demais setores da economia brasileira.
O chamado “setor de subsistência” ganhou muito em grandeza e significado; a agricultura de mercado se expandiu e integrou-se progressivamente com os demais setores da economia.
Os setores da agropecuária e da agroindústria no Brasil não são significativos na geração de emprego no país. O emprego do CAI está dividido nas atividades “antes da agricultura” (nas indústrias mecânicas, químicas, de transporte, etc.), no setor rural e nos setores de processamento e distribuição de produtos agropecuários e seus derivados.
É sabido que nas últimas décadas, houve profundas mudanças estruturais na agricultura brasileira. As mais significativas se operaram na produção.
Considere os itens abaixo sobre políticas agrícolas no Brasil, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:
(___) A política agrícola é um tipo de intervenção setorial que o Estado realiza na economia com a finalidade de criar incentivos para melhorar o funcionamento e impulsionar o desenvolvimento de setores importantes para a economia.
(___) As políticas agrícolas são realizadas baseadas em garantias de preços mínimos e acesso facilitado ao crédito. A primeira medida é justificada por meio do risco de acontecer um contexto de excesso de oferta e o preço dos produtos agrícolas diminuírem drasticamente.
(___) As políticas agrícolas podem ser classificadas em dois tipos: de curto e longo prazo. As intervenções de curto prazo têm como objetivo equilibrar as flutuações entre oferta, demanda e preço para que o equilíbrio seja atingido. As intervenções de longo prazo têm como objetivo realizar mudanças na estrutura produtiva para que estas sejam mais eficientes.
(___) Como toda política pública, as políticas agrícolas podem induzir mudanças desejadas pelos governos no setor, através do arranjo de instrumentos que estimulem a produção (preços, crédito, juros, seguro, formação de estoques, exportações, compras internas) e promovam a distribuição social da riqueza da agricultura.
(___) Sendo assim, a orientação dessas políticas é dada pelo papel que se espera que a agricultura cumpra em um dado momento histórico (liberar mão-de-obra, baratear o custo da cesta básica, promover as exportações de determinados produtos, garantir a segurança alimentar, fortalecer a agricultura familiar ou patronal, etc).
V, V, V, F, V.
V, V, F, F, V.
V, F, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, V, V, V, V.
Considere os itens abaixo sobre o dualismo tecnológico da comercialização e tipos de compradores e vendedores, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:
(___) Alguns produtos no Brasil apresentam uma acentuada diferenciação em termos tecnológicos, em nível de produção, quando comparados com o processo de outras culturas. (___) Esta diferenciação, na produção se segmenta no nível de comercialização. A soja e o feijão são bons exemplos. A soja, um produto mais voltado para o mercado externo, relativamente ao feijão.
(___) Tanto os compradores quanto os vendedores podem ser indivíduos e suas famílias, empresas e cooperativas agropecuárias e agroindustriais, empresas atacadistas e varejistas, empresas de outros setores da economia, prestadores de serviços e governos (municipal, estadual e federal).
(___) Do lado da oferta nos mercados agrícolas, destacam-se dois tipos de vendedores. Existe um grande contingente de famílias que vendem produtos da lavoura e da pecuária, assim como serviços. Esse grupo inclui não apenas os chamados agricultores familiares (que utilizam predominantemente sua própria mão de obra e a de sua família), mas também os chamados agricultores patronais (que predominantemente contratam mão de obra).
(___) As empresas e cooperativas agropecuárias e agroindustriais também vendem produtos da lavoura e da pecuária, assim como insumos de produção (adubos, sementes, defensivos, etc.) e serviços (assistência técnica, crédito, seguro, etc.).
V, V, V, F, V.
V, V, F, F, V.
V, F, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, V, V, V, V.